segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Pela 87ª vez...

A fenprof pede a demissão do ministro. Já ninguém aguenta aguenta estes sindicatos. Não apresentam ideias, apenas pedem demissões. É bastante fácil ficar sentado numa cadeira e dizer: "-Não gostamos, venha o próximo".

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Má interpretação

Noutro blog da área publicava-se a seguinte notícia: http://www.arlindovsky.net/2014/09/eu-arranjava-outro-adjetivo-para-determinar-o-erro/

Ora não é preciso saber nada de informática, basta pesquisar no google um pouco, para se ficar a saber que quando um programa de informática recebe um erro não tratado deve-se elevar um aviso de "unknown error"( Erro indeterminado).

... Há pessoas que usam tudo o que tem à mão para criticar, tudo serve como arma de arremesso.... nem sequer se preocupam em saber mais.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Suecos decepcionados com o sistema de educação

Segunda a seguinte notícia os suecos investiram num sistema quase que totalmente privado de educação... e agora, após anos a serem apontados como modelo, descobriram que as coisas não são assim tão benéficas como deviam ser..... O ideal seria um sistema nem tanto ao mar nem tanto à terra, como actualmente é o português.

Às tantas ainda nos importam os ministros da educação :) ...

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Professores em férias

É incrível como a classe dos professores, a tal que se acha, a mais desprotegida, a mais injustiçada, a mais desabonada da sociedade é a que mais férias tira e cujo elementos ficam mais tempo a descansar...
Ora vamos a ver... no passado dia 1, no primeiro dia pós-férias, os professores foram instruídos a apresentarem-se na escola que representavam no ano lectivo anterior. Foram lá, assinaram um documento a dizer "Ok eu estive aqui", quando não foi um funcionário que assinou por eles, e depois foram-se embora para casa, tempo de trabalho: 15 minutos.
Dia 2 ficaram em casa, ainda não há aulas....
Dia 3 ficaram em casa, ainda não há aulas....
Dia 4 ficaram em casa, ainda não há aulas....

E vão continuar assim até que as aulas comecem.

Porque é que não começam a preparar as aulas logo de início? Porque é que não fazem trabalho de organização e preparação nestes dias? Eu sei que é preferível ir para uma esplanada à beira mar ou uma escapadinha para um fim de semana bem alargado. Depois vemos sindicatos a dizer que o horário é curto e que não há tempo para organizar muitas coisas!

Ou se calhar bastava trabalhar... de vez em quando!

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Até na bola se pode ler...

Aqui

"Não há atraso na publicação das listas, a colocação de professores tem um processo, são formadas as turmas, são conhecidos os professores, são conhecidas, este ano, as rescisões por mútuo acordo e, a partir daí, as vagas sobrantes são distribuídas num processo que termina, no essencial, antes da abertura do ano letivo», afirmou Nuno Crato, no final da sessão de abertura da 19.ª Conferência Nacional de Lisboa, em Lisboa."

Ou é preciso explicar melhor?

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

E começa a farra dos sindicatos

Já estão nos jornais a dizer mal do governo.

"Como aceitar que a equipa ministerial seja capaz de chegar ao fim do mês de agosto sem ter colocado os docentes?"

É fácil... planeia-se tudo antes

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Mais funcionários... menos para os professores fazerem...

Segundo esta notícia do Público, os pais querem aumentar o número de funcionários nas escolas ora esta medida vai trazer alguns problemas sendo que o maior é: O aumento da despesa pública.
Numa altura em que se tenta reduzir o défice e cortar em gastos, os pais associados na Maia querem que todos os portugueses paguem mais funcionários nas escolas.

A minha proposta seria outra... colocar os professores as 8 horas que devem estar no local de trabalho... realmente no local de trabalho e ajudar a educar os alunos nos recreios e actividades extra. Assim libertando os funcionários para tarefas de limpeza.

Não é preciso gastar mais, mas sim trabalhar melhor.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Mais psicólogos nas escolas

Foi anunciado que as escolas vão poder contratar mais psicólogos de apoio à educação este ano. Esta é mais uma ajuda para que tudo corra bem.

Mas como há sempre gente do contra esperamos protestos em três, dois, um....

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Entretanto no Brasil....





Também se grita por professores de qualidade.... Já se chega ao ponto de admitir que é por falta desta que os salários dos professores são baixos.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Professores em idade de reforma colocados nos quadros

Professores em idade de reforma colocados nos quadros! Sim, mas se são professores, que escolheram ficar como contratados até agora e agora vão em concurso então as regras dizem: Se estão em lugar para entrar para o quadro, o lugar é deles. Não se pode descriminalizar ninguém só porque está na idade da reforma... Não seria justo

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Colégio Português

Segundo o Público o ministro da educação encontra-se, finalmente, a inaugurar uma escola "de qualidade" no Brasil. Finalmente vamos ter algo parecido com os colégios Alemão, Francês ou Inglês que tanto prestígio tem na nossa sociedade, a prestigiar o ensino de Português além fronteiras.

Isto sim são boas notícias.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Concurso Externo E$xtraordinário

Os resultados do concurso externo extraordinário já estão disponíveis aqui. Claro que os sindicatos já estão a planear nos próximos protestos. Até porque na semana passada estavam a dizer que o ministério não iria anunciar estas listas tão cedo..... Devem pensar que não há horários nestas coisas!

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Sem horário e ao pé de casa é que se está bem

Alguém acha admissível haver este tipo de comportamentos? Será que é admissível estar a suportar professores sem horários? Isto diz tudo de uma classe.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Fenprof anda aflita

A Fenprof mostra-se preocupada com o facto de não se saber os horários, nem que turmas irão ficar... Gostava é de saber se o ministério publicasse estes factos quantos professores voltavam do Algarve para começar a preparar o ano lectivo! Nem um.

Com os sistemas electrónicos de hoje basta algumas horas para se criar os horários, turmas e tudo o que é necessário para uma escola funcionar, mas parece que ao sindicato isso ainda causa alguma confusão... no fundo é como quando tento explicar aos meus avós o que são os computadores...

Governo corta 14 milhões nas universidades

Soube-se que o governo decidiu cortar até 14 milhões no financiamento às universidades e politécnicos.

Este corte representa menos de 1,5% do orçamento total para a área.

A verdade é que também, por outro lado, há cada vez menos alunos a frequentar o ensino superior em Portugal devido à queda da natalidade e se virmos bem os números:

"Universidades e politécnicos públicos disponibilizam assim menos 641 lugares, nos 1.067 cursos que abrem em 2014-2015, do que os 51.461 colocados a concurso no ano lectivo de 2013-2014." in Diario Digital

O que dá um corte de 1,25% de vagas.

Será que é assim um escândalo tão grande para sair na capa de um jornal?

terça-feira, 12 de agosto de 2014

A caverna dos professores

Há um artigo interessante no observador que, como já foi revelado aqui neste blog, coloca a nu os problemas da classe dos professores. Nele o autor revela que temos maus professores e argumenta detalhadamente com os números dos erros de escrita revelados pela prova dos professores. No site não dá para perceber qual a relação do autor com o Ensino mas o que mais me saltou à vista foi a quantidade de comentários que o artigo originou.
Apesar de o autor ter revelado que, como em todo o lado, há bons e maus profissionais, ele foi inundado com mais de 100 comentários negativos ( não consegui descortinar 1 positivo, mas também não tive tempo para os percorrer a todos... e se calhar quando chegasse ao fim, teria mais uns 100 para ler, ...pela velocidade a que estão a aparecer....), que me apetece dizer que não dá para ter uma voz crítica em relação à classe dos professores. Os professores parecem que estão todos dentro da caverna de Platão, sempre que alguém tenta mostrar outra versão da realidade, ele é insultado, agredido, tomado por louco e inventor de mentiras... Os professores não conseguem ver além de certas sombras que lhes convém, não aceitam críticas, não permitem que os outros o façam...

É preciso sair da caverna!

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Candidatos aos ensino superior preferem as instituições públicas

 Segundo uma notícia saída no JN as universidades privadas estão com "preços de saldo" e a tentar cativar alunos estrangeiros.
Esta é mais uma prova que nem tudo vai mal na educação pública em Portugal e que em competição directa com as privadas consegue ganhar na escolha dos alunos.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Mais vagas, mais emprego

O governo abriu 149 vagas para docentes na área do ensino artístico especializado. Estou à espera das manifestações dos sindicatos... só porque sim.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Professores não sabem escrever

Como era de esperar, segundo esta notícia do publico, a maior parte dos professores deu erros de escrita na Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades. O IAVE revelou que este pormenor não afectou a classificação dos professores e decidiu aceitar a maior parte dos erros considerando que eram opções pelo antigo acordo, novo acordo e "as misturas".

Gostava era de saber algumas das respostas mais 'originais' que foram respondidas na prova....se é que me entendem.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

A verdade é crua


Resultados das provas dos professores

Os números das provas de acesso dos professores foram os seguintes:

  • 13551 Inscritos
  • 10220 Provas validadas
  • 8414 Aprovados
  • 1780 Reprovados
  • 3331 Não realizaram 
  • 5111 Ficaram de fora

Temos portanto 8414, que é uma grande parte dos candidatos, a conseguir a aprovação na prova.
Os 1780 reprovados, não são sequer capazes de realizar um fácil exame profissional. claro que podem argumentar que não se sentem bem a realizar um exame com pressão. Está certo, as pessoas reagem de maneira diferente à pressão de uma prova. Mas, por outro lado, uma prova não deveria ser nada de anormal para um professor, afinal todos devem ter feito cerca de 30/40 ao longo da sua formação, em universidades e politécnicos. Será que deveria ser assim tão difícil?

Pelo seguinte gráfico descobrimos que há 2% dos professores que tiraram entre 0 e 9, 2% de 10000 ( eu não sou professor de matemática mas sei fazer as contas) são cerca de 200 professores que são mesmo muito maus. A esses recomenda-se que mudem de profissão.




Por último quero congratular os 'apenas' 400 professores que tiraram nota máxima (90-100). Esses sim, deveriam ter o contrato renovado.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Formações

Uma questão me assolou este fim de semana: Quantos professores farão formações ao longo da sua carreira?

Toda a gente sabe que uma carreira na função pública é para toda a vida, pode-se não ser muito bom, nem o mais competente, mas se uma pessoa pegar às 9 e sair às 17, sem levantar ondas, consegue ir vivendo sem chatices.

Com os professores ainda é mais notório, os programas mudam pouco, reutilizam-se os exames de ano para o outro, pede-se ao colega pelo exame que deu no ano passado, com umas cunhas na direcção o horário fica de tal maneira arrumado que só tem de ir à escola 4 vezes por semana. O resto é tudo tempo livre e de lazer.

E que tal o professor 'profissional' se formar e adaptar?

Não!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

CV do ministro

Ao contrário de muitos ministros deste governo, o CV do ministro é público e está disponível na internet. Este ministro não tem nada a esconder. Não tem graduações tiradas ao fim de semana, não tem posições em quadros de empresas fantasma, não tem lugares por cunha. Não tem cargos meramente políticos. Não tem funções em empresas de grandes interesses económicos.

Pensando bem, não é mesmo de pessoas assim que o país estava a precisar? Então de que é que nos queixamos?

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Audição Nuno Crato 24-07-2014




A conversa da deputada neste vídeo é incrível...



Um exemplo para explicar melhor



Deputada: - Explique lá que cor são os limões.

Ministro: - São amarelos.

Deputada: - Amarelos, nunca vi alface amarelas.

Ministro: - Você estava a falar de limões, as alfaces são verdes.

Deputada: - Nem verdes, nem amarelas, as beringelas são roxas.



Sinceramente a conversa de alguns deputados não se entende.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Concorrentes a concursos

Há cerca de um mês um conjunto de pessoas, não importa quem, decidiu colocar uma aplicação para os professores que concorreram no concurso externo extraordinário poderem exprimir as suas preferências.
Assim desta maneira poderiam prever as colocações antecipadamente. O que foi um acto louvável para quem criou esta aplicação, perdeu tempo, é útil....
Agora, além de sabermos quem é que vai ficar colocado também ficamos a saber o nível de capacidade dos candidatos!

Por exemplo, neste agrupamento como é que é possível que a primeira candidata não consiga preencher um formulário simples correctamente. Reparem que se lerem bem o que escreveu esta pessoa apenas concorreu ao QZP1 em 5ª prioridade! Não faz sentido, não é possível fazê-lo na aplicação.

É este tipo de professores que queremos para os nossos filhos? Será que esta pessoa passaria numa prova de carreira? Como é que está em primeira, à frente de muita outra gente?

terça-feira, 29 de julho de 2014

Mestrados e professores, interligados.

Todos os dias chegam notícias que nos deixam incrédulos! Então não é que os professores com mestrados estão a processar o estado porque não tem acesso a emprego directo depois de tirar o mestrado!
Professores deste país, acordem por favor! Ninguém neste país tem emprego directo, após tirar uma pós-graduação, ninguém excepto os médicos mas esses não são chamados aqui. Se isso fosse verdade toda a gente tiraria um mestrado, acabava-se o desemprego jovem, é incomportável.
Além do mais, ser professor é das poucas classes de profissionais que tem tempo para tirar um mestrado enquanto trabalham. Quem é que conhece alguém que tenha tirado mestrado sem ser, após o curso (ainda no desemprego), como desempregado, ou como professor?

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Incompleta a notícia

Uma notícia do Publico anuncia que o apoio extraordinário de Português e Matemática não resulta!

E não resulta porque?


  • Porque os professores não tem horas disponíveis!
  • Porque não há transportes!
  • Porque as turmas são grandes demais!
Os professores que já não tem horas de aulas para dar (+27 horas por semana livres) e não tem tempo para preparar melhor os alunos! Porque não há transportes... isso é incompetência das escolas que são geridas por.... ! Porque as turmas são grandes demais, ora agora isso é uma desculpa esfarrapada, são do mesmo tamanho do resto do ano, ou miúdos de 12/13 anos multiplicam-se espontaneamente? Agora se há professores que preferem ficar em casa de "férias" isso já é outra história.
Ficou a faltar um ponto

  • Falta de vontade dos professores!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Ranking das universidades

A política do ministério de educação está a dar resultados.

Segundo notícias nos principais jornais nacionais, o ranking das universidades nacionais encontra-se a subir.

É de dar o bom seguimento à política deste governo.

Data das provas...

Se é justo os sindicatos convocarem as greves para os dias que acham mais oportunos, não será justo o ministério efectuar as provas quando lhe convier?!

Pensem nisso!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

14!

Segundo o Publico é necessário tirar pelo menos 14 para poder continuar a dar aulas.

Ei se exigimos alunos bem preparados, não podemos exigir o mesmo dos professores?

Depois do protesto vem a calmaria

Não acham estranho depois de tanto protesto, na passada terça-feira, ainda não termos ouvido ninguém do sindicato a lançar novas formas de luta? Só protestam quando há câmaras de televisão e repórteres por perto. Assim que acabaram as provas de avaliação decidiram pousar os cartazes e ir almoçar todos juntos. Assim se vai nos sindicatos dos professores portugueses.

quarta-feira, 23 de julho de 2014